sexta-feira, setembro 26, 2014

Investimento certo




      São muitos os desafios e perigos para aqueles que exercem a profissão de fotógrafo. O mercado a cada dia lança inúmeras novidades, tendências e estilos. Em meio a tantas opções, o profissional precisa estabelecer quais são as suas necessidades e prioridades. Saber diferenciar estas duas palavras tem sido a para muitos a razão do sucesso ou do fracasso. Não são poucos que tendem a comprar tudo o que é lançado no mercado, gerando uma despesa, que por tantas vezes é questionável, pois o acúmulo de equipamentos pode se tornar uma dor de cabeça ou na pior das hipóteses um vício sem fim. Há uma tendência no mercado da fotografia hoje bem diferente do que era ha tempos atrás. Outrora comprava-se uma máquina fotógrafica cuja utilidade e duração eram bem superior, se comparado aos dias atuais. O que é novo hoje fica ultrapassado e obsoleto em curto espaço de tempo, não é possível acompanhar cada lançamento ou inovação tecnológica. É preciso ter os pés nos chãos e pensar de forma inteligente antes de tomar qualquer decisão.
       Hoje o profissional precisa pensar um pouco mais e investir na sua capacitação, aprender novas técnicas, participar de congressos, fazer cursos específicos, enfim, o melhor investimento sempre foi e continua sendo o conhecimento. Comprar equipamento é muito bom, uma lente melhor, uma máquina full frame, um flash com mais recursos, em contrapartida o saber nunca é demais.
   A pergunta que se deve fazer é: preciso mesmo deste equipamento agora? É necessário estabelecer previamente quais são as prioridades e onde se pretende chegar. Com o devido conhecimento, pode-se extrair resultados surpreendentes de equipamentos mais simples ou o contrário, possuir um equipamento de ponta e não ter domínio e conhecimento suficiente para usar todo o potencial que o equipamento permite. Chega-se então a uma conclusão, a melhor máquina para se investir continua sendo o cérebro, este não tem limites para aprender e conhecer.

Nenhum comentário: