quinta-feira, outubro 09, 2014

O medo do olho digital


      Já foi o tempo em que uma máquina fotográfica era destinada exclusivamente para fazer fotos. Hoje vários modelos de celulares têm este recurso, aliás as máquinas de hoje não são usadas tão somente para fotografar, são usadas também para se registrar filmes e vídeos com qualidade jamais imaginada antes. Esta tecnologia veio mudar e estabelecer uma nova relação do homem com a máquina e do homem com o homem. Se outrora muitos flagrantes eram feitos por um número restrito de pessoas que dominavam as técnicas de fotografia e em especial os paparazzi; hoje qualquer um pode ser flagrado por uma destas câmeras. 
      Pode-se dizer que muitos tremem na frente de uma câmera. Autoridades e celebridades temem por ter imagens suas em cenas comprometedoras serem levadas a público por um desconhecido ou mal intencionado. Não são poucos os casos de pessoas que foram processadas, condenadas e ridicularizadas publicamente a partir de imagens de uma câmera fotográfica que filma e faz fotos.
      Em muitas situações as pessoas têm uma postura totalmente diferente quando se vêm á frente de uma câmera, pois seus atos e comportamentos podem ser registrados e servir de prova contra ela. É o que pode se chamar de a era do olho digital, que tudo vê e tudo registra. Cada vez mais e mais as grandes e médias cidades investem em câmeras de segurança, cãmeras em radares fixos ou móveis, é a cena sendo registrada como prova do delito cometido.       Diante da cãmera as pessoas pensam duas vezes antes de falar qualquer palavra inpensada, pois podem se comprometer com o registro das imagens. Líderes políticos, autoridades militares, celebridades e tantos outros já se viram diante de situações irreversíveis a partir do registro de imagens que flagararam o que eles não esperavam. Um pouco de bom senso e cautela não faz mal algum nesta era do olho digital.

Nenhum comentário: