sexta-feira, novembro 14, 2014

Pequenos e espaçosos

           Estamos testemunhando um fenômeno tecnológico mais conhecido como nanotecnologia, que é a capacidade de criar coisas a partir do mais pequeno, mais compacto. Desta tecnologia surgem chips de computador cada vez menores e mais potentes. No mundo da fotografia não é diferente.
Fuji S7000
        Me lembro quando comprei minha primeira máquina fotográfica digital, uma Fuji S7000, bem compacta, usava um cartão compact flash de 256 mb, o que permitia o registro de pelo menos umas 200 fotos na resolução máxima ou 500 na resolução baixa. Dava para fotografar um casamento, um evento ou book com dois cartões deste. Depois de fotografar e descarregar no PC, era necessário gravar as imagens num cd de 700 mb de tamanho.
              Com o desenvolvimento cada vez maior das tecnologias em câmeras digitais, a coisa foi tomando proporções cada vez maiores. Posteriomesnte as máquinas possibilitavam tamanhos de arquivos cada vez maiores, ocupando cada vez mais espaço no pc e necessitando de mídias com espaços maiores ainda. Passou-se a usar um cartão de formato SD, menor e com capacidade de espaço maiores ainda. O resultado foi o abandono do cd-room e o uso das mídias de dvd de 4.7 gb, outra mudança, os HD´s precisavam ser cada vez maiores, pulavam de 160 gb para 1000 gb.
               Atualmente trabalho com máquinas que usam um cartão SD 64 gb, são três máquinas ao todo, cada uma comporta dois cartões, meus hd´s são três, num total de 2.500 gb e tá faltando espaço. Já não uso mais gracar nas mídias de dvd 4.7 gb, uso um gravador de blueray com mídias de 25gb e confesso que preciso de mais espaço nas mídias, talvez uns 75 gb cada, estamos vivenciando a fase que entitulo Pequenos e Espaçosos






.

Nenhum comentário: